Pilates para

ATLETAS

Pilates para Atletas

Método

Além de ser um estudioso na área dos exercícios físicos, Joseph Pilates praticou boxe e luta greco-romana. Essas modalidades exerceram influência na criação do seu método, que, inclusive, era aplicado aos boxeadores já na década de 20. Depois disso, foi aperfeiçoado e utilizado e no meio da dança.
O método envolve a manutenção das curvaturas fisiológicas da coluna, tendo como centro de força a musculatura abdominal profunda, que é a base para o treino da prática esportiva, qualquer que seja a modalidade.

Início

Joseph Pilates foi um estudioso de exercícios de sua época. Recluso na Inglaterra durante a Primeira Guerra Mundial, ele aplicou seus conhecimentos aos soldados, tanto na melhora do condicionamento físico dos saudáveis como na reabilitação dos feridos.

Os primeiros praticantes do método fora do contexto da guerra foram quase todos atletas e dançarinos, visando a melhora da performance por meio do movimento consciente sem fadiga e dor, ou seja, respeitando sempre o próprio limite. No início dos anos 2000, o Pilates foi propagado nos meios fitness, esportivo e fisioterápico.

Benefícios para atletas

Um bom desempenho nos esportes requer um conhecimento da biomecânica corporal e de sua resposta a estresse e tensão. Muitos esportes são assimétricos e utilizam mudanças rápidas de direção, por isso atletas incorporaram o Pilates como complemento do treino esportivo e para manter o equilíbrio corporal.

O Pilates traz inúmeros benefícios para atletas, como:

  • Prevenção de lesões;
  • Recuperação das estruturas após uma lesão;
  • Melhora da performance esportiva;
  • Correção dos desequilíbrios musculares gerados pela prática esportiva;
  • Melhora da mobilidade articular;
  • Aumento da flexibilidade;
  • Ganho de fortalecimento muscular global.

Um dos princípios básicos do Pilates é a CONTROLOGIA, que é o total controle dos movimentos por parte do praticante, que aprende a dispensar o uso de musculatura acessória para realizar o exercício, evitando assim um desgaste desnecessário do corpo. Este controle envolve também a concentração total no que está sendo executado, melhorando assim o foco e estimulando a disciplina.

Joseph Pilates, em seu livro O retorno à vida pela Contrologia (1945), afirma:

“Um dos principais resultados da Contrologia é a aquisição do domínio de sua mente sobre o controle completo de seu corpo.”

“É estar presente, concentrado e não distraído. É a mente que esculpe o corpo.”

Todos os benefícios citados acima são importantes para o gesto esportivo, por isso o método é indicado para diversas modalidades, como ballet, tênis,
futebol, natação, golfe, boxe, jiu-jitsu, entre outras.

Aulas no estúdio AF Pilates

Os exercícios são elaborados conforme a necessidade do atleta e a modalidade que ele pratica, sempre respeitando as características de cada indivíduo. Primeiro será feita uma avaliação, para direcionar os pontos mais importantes a serem trabalhados, levando em consideração se o atleta está em um período pós-lesão ou se precisa melhorar o desempenho para uma competição.

Conforme avançamos com as aulas, intensificamos os treinamentos e, por sermos fisioterapeutas, se necessário, associamos outras técnicas, como o treinamento funcional e proprioceptivo, para garantir o bom desempenho e a performance durante a prática esportiva.

Juntamente com todos os exercícios do método Pilates, oferecemos o serviço de LPF (Low Pression Fitness), uma técnica nova com inúmeros benefícios, principalmente na melhora da capacidade pulmonar e na otimização postural. É recomendável que todo atleta inclua na sua rotina 10 a 20 minutos por dia de exercícios de respiração e reeducação postural, para, com isso, melhorar seu rendimento esportivo.