Joseph Pilates já dizia em seu livro Sua Saúde, de 1934:
“Se aos 30 anos você está sem flexibilidade e fora de forma, você é um velho; se aos 60 anos você é flexível e forte, você é um jovem.”
Pilates acreditava e defendia que uma boa saúde não tinha nada a ver com a idade do indivíduo, e sim com o seu estilo de vida. Para ele, a boa saúde é conquistada através de coisas simples e acessíveis, como dormir bem, alimentar-se corretamente e movimentar-se de forma inteligente.
Durante o processo de desenvolvimento e maturação, o ser humano passa por várias transformações que estabelecem um constante aprendizado e envolvem aquisições e perdas de funções. Os idosos necessitam de atenção especial, devido às intensas modificações fisiológicas que ocorrem ao longo dos anos.
Por isso, é importante falarmos sobre a diferença entre o envelhecimento patológico (senilidade) e o envelhecimento sadio (senescência).
A senilidade é um processo patológico e pode surgir com o envelhecimento, porém não está condicionado a ele, sendo verificado, às vezes, em pessoas jovens. Ela é caracterizada pela perda de capacidade de memorização, déficit de atenção, discursos incoerentes, desorientação, perda da capacidade de controle do esfíncter anal e incontinência urinária.
Já a senescência é o processo de envelhecimento sadio, em que o organismo acaba compensando, de certa forma, a lenta e gradativa degradação natural das funções físicas e mentais.
As modificações físicas trazidas pela idade variam de forma e intensidade e estão condicionadas à qualidade de vida do idoso. Por isso, pessoas com a mesma idade cronológica podem apresentar habilidades e capacidades diferentes. A qualidade e o estilo de vida adotados pelo indivíduo são determinantes para um envelhecimento saudável.
Importância do Pilates para um envelhecimento saúdavel
Os exercícios de Pilates, associados a uma boa alimentação e à manutenção de bons hábitos de sono, são os pilares para um envelhecimento com saúde, o que garante a autonomia e a independência nessa importante época da vida.
No estúdio AF Pilates, atendemos idosos que estão em plenas condições de saúde e também aqueles que possuem alguma patologia. Listamos abaixo alguns dos benefícios que os “pilateiros” da melhor idade adquirem:
- Alívio de dores articulares
- Melhora do equilíbrio, evitando quedas
- Mais força muscular e agilidade
- Melhora da qualidade do sono
- Ganho de coordenação motora
- Ativação da circulação sanguínea
- Aumento da capacidade respiratória e cardiovascular
- Contribuição na manutenção e/ou aumento da densidade óssea
- Melhora da autoestima
- Diminuição da depressão
- Melhora da flexibilidade
Em nossas aulas, os fisioterapeutas orientam exercícios específicos para o controle e fortalecimento de músculos profundos, prevenindo a incontinência urinária e fecal, muitas vezes presentes nessa fase da vida.
Em conjunto com todos os benefícios fisiológicos que uma atividade física como o Pilates pode proporcionar ao idoso, na prática ainda observamos uma melhora no convívio social dos alunos. Muitas vezes, alunos idosos chegam ao estúdio reclamando de não ter muito com quem conversar e de passar a maior parte do tempo em casa, e acabam descobrindo que fazer Pilates, além de ser uma atividade física prazerosa, pode ser uma maneira de encontrar novos amigos.
Ainda tem alguma dúvida sobre como o Pilates pode atuar na vida dos idosos?